Inserir as crianças no desenvolvimento de um objeto necessário para elas, a partir dos resíduos sólidos desprezados pela comunidade. Incentivando a criatividade e o espírito colaborativo sustentável em cada participante.

PAR - PROJETO AÇÃO RECICLAGEM

O projeto foi idealizado por 3 alunas da faculdade de Design de Produto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Ele consiste em encontrar demandas em comunidades da cidade e soluciona-las com a criação de um produto advindo de resíduos sólidos. Os personagens principais do projeto são as crianças do local, que através de um modo colaborativo, são inseridas em todas as etapas da criação do objeto, proporcionando a essas, uma visão diferente a respeito do lixo. Junto a palestras sobre o tema, o projeto solidifica a concepção de que o lixo pode virar algo a mais e reforça o poder de criação dos jovens.

Sua primeira aplicabilidade foi no desenvolvimento da Poltrona Sal. Junto com o Instituto, foi escolhida A Associação Evangélica Beneficente de Assistência (AEBAS) na Via Santa Vitória na Agronômica, onde a necessidade era de um acento para as crianças da instituição escolhida. Assim, nas etapas criativas, as crianças participaram na geração de alternativas, bem como no desenvolvimento das poltronas utilizando o papelão, material muito encontrado nas ruas da comunidade.

O objetivo do projeto foi inserir essas crianças no desenvolvimento de um objeto necessário para elas, a partir de uma matéria prima desprezada pela comunidade, o papelão. Mostrando assim a elas, a capacidade de renovação e de desenvolvimento que elas possuem. Incentivando a criatividade e o espírito colaborativo sustentável em cada participante.

GALERIA DE FOTOS

Um só nada faz, o conjunto é que opera.